segunda-feira, novembro 30

Hooligans, 2005


Baseado em fatos e histórias reais, o filme Hooligans (Lexi Alexander) nos oferece uma viagem ao mundo das torcidas organizadas inglesas. Realista e impactante, cheio de verossimilhança, narra a história de Matt Buckner (Elijah Wood), um universitário estudante de jornalismo que é expulso da faculdade, acusado injustamente de traficar drogas. Assustado e sentindo a ausência do pai, Matt se muda para Londres, onde sua irmã criou uma família e lá, a partir de seu cunhado Pete, passa a ter acesso ao mundo das firmas londrinas.

Ao conhecer Pete (Charlie Hunnam) líder da maior torcida organizada de Londres, Matt passa a ver a vida da forma mais insana possível, testando seus limites, chegando ao topo e ao fundo do poço na velocidade da luz. Sofrendo preconceito por ser ianque, Matt precisa passar por diversos desafios até ter a confiança da gangue.

Cervejas, risadas, brigas e futebol. Esse passa a ser o mundo de Matt, até que tudo muda. Ao ser descoberto como um ex estudante de jornalimo, Matt se envolve em intrigas e ameaças, levando à extrema crise a imensa torcida do West Ham.

O filme é realista, com tomada inovadoras e perfeito para que gosta de futebol. Elijah mosta cada vez mais sua versatilidade ao fazer Matt, travestido em medo e insegurança, ele faz libertar a fúria e o rancor de ser injustiçado. Além disso, Charlie Hunnam te desprende de qualquer tipo de preconceito que pode pairar em torno de uma torcida de futebol.

Regado com muito sangue, aprendemos na prática onde começar e terminar um confronto, seja ele com outros ou consigo. Mas a fina virtude final, é saber que podemos ser o mais violentos possíveis, e, acabar por preferir não o ser, defendendo-nos na mesma, mas de outra forma.

Um comentário:

Guttwein disse...

Um filme bem "bonitinho" eu diria... Para a galerinha mais nova, que ainda está começando com o lance de futebol e pretende ingressar nesse mundo de torcida organizada, tal filme acaba passando uma imagem bem fantasiosa e pouco realista eu diria, da verdade nua e crua que compete ser de uma Organizada.

Se bem que na Inglaterra, a realidade é outra, porém, de qualquer forma, com uma ressalva ou outra, não deixa de ser um ótimo filme.

Outras recomendações do gênero: Guerra entre Gangues e ID - Fúria nas Arquibancadas