sexta-feira, outubro 2

Lula, o Filho do Brasil, 2010



Uma ótima história, com um ótimo roteiro, ótimo elenco e um péssimo momento. "Lula, o Filho do Brasil" de Fábio Barreto é um filme biográfico que conta a tragetória de Luiz Inácio "Lula" da Silva, atual presidente do Brasil.

Baseado no livro homônimo de Denise Paraná, o livro traça uma linha do tempo na história de Lula, e conta desde seu nascimento, até seu envolvimento com a política, sindicatos e ativismo. O filme está para ser lançado em 2010 (ano de eleição).

Produzido pelo pai e irmã de Fábio Barreto, o orçamento do longa está em cerca de 15 milhões de reais, muito alto para os padrões brasileiros, mas o diretor pretende arcar com todos os custos sem ajuda municipal, estadual ou federal. Tudo isso para evitar polêmicas. Tarde demais. O ano de lançamento do filme pode manipular a cabeça de pessoas que terão uma visão muito diferente de quem realmente é Lula.

Presidente e co-fundador do Partido dos Trabalhadores, Lula é envolvido com política desde 1968, quando se filiou ao Sindicato dos Metalúrgicos, e desde então vem representando o poder esquerdista brasileiro. Com ideais comunistas, fundou juntamente com Fidel Castro (sim, o assassino-ditador de Cuba) o Foro de São Paulo, representando a luta da esquerda no Brasil.

Durante a ditadura militar, Lula foi detido na DOPS por vinte dias devido a seus envolvimentos sindicais. Em 1982, Lula entra definitivamente na vida política se candidatando ao governo paulista. Depois disso foram cinco candidaturas a presidência, sendo eleito somente em 2002.

Atualmente, Lula é considerado o 18º homem mais poderoso do mundo, saindo do interior de Pernambuco, sem ensino superior, sofrendo com abusos do pai alcoólatra, se envolvendo com criminosos e praticando o maior populismo já visto no Brasil desde Getúlio Vargas.

É por essas e outras que "Lula, o Filho do Brasil" pode se tornar um dos filmes mais influentes já lançados, e certamente virará filme obrigatório para muitas universidades do Brasil.

Expondo minha opinião, acredito que deve-se ter muito cuidado ao assistir esse filme para não criar ideias incorretas a respeito do presidente. O filme expõe a visão do cineasta e deve ser analisada individualmente, respeitando a opinião que criamos nesses 7 anos de mandato.

Para ver o trailer clique aqui!

Um comentário:

Fernando Cazelli Perez disse...

Eu acho que um filme desses só atinge realmente seu objetivo quando o povo brasileiro souber separar uma história contada na tela da realidade. Isso pode demorar um tempo...