quarta-feira, setembro 9

Os 25 piores filmes do mundo?



Que ousadia...
O cinema chora ao ler certas reportagens. E eu, ainda com muita teimosia, continuo a ler esses sites ditos jornalísticos no intuito de me atualizar, mas acabo me irritando mais que me atualizando. Hoje, logo cedo, li em www.globo.com uma matéria na qual um escritor paulista chamado Renzo Mora, autor de "Fica Frio! Uma Breve História do Cool" e "Cinema Falado" escrevera um novo livro chamado "25 Filmes Que Poder Arruinar Sua Vida".

Ora, logo entrei para ler o que este ousado escritor tinha a nos revelar. E lá estava a materia, com uma imensa (25 filmes) lista de filmes que ele julgou ruins.

Para o escritor, atualmente Hollywood enfrenta uma crise criativa, que motiva a proliferação de adaptações de quadrinhos, programas de TV e jogos. Correto! Mas calma lá, dizer que os filmes estão se tornando ruins está muito longe do que vemos. O escritor defende que não são apenas filmes de baixo orçamento que são ruins, e o exemplo que ele dá para isso é o filme “Fogueira das vaidades”, de Brian de Palma, que possui Tom Hanks como protagonista.

Mas nada disso está no meu assunto principal de hoje. O que quero frizar é a ousadia e a falta de tato do autor de querer criar uma lista com filmes que ELE cita como ruins, publicar em um livro e nos fazer engolir aquele preconceito todo.

Podemos perceber que o autor não OUSOU em colocar um único filme célebre e aclamado pela crítica em sua lista. Claro que não, obviamente ele teve que ser imparcial neste caso. Como um fã de Quentin Tarantino aceitaria ver "Cães de Aluguel" em uma lista como essa. Ou ao invés de “Fogueira das vaidades”, Brian estivesse presente com "Os Intocáveis"? Seria uma idéia pouco popular, no mínimo.

Desculpem-me a roupa suja, mas o cinema tem, em todas as suas formas, modos diferentes de atingir as pessoas, visto isso NENHUM filme é ruim o suficiente para ser listado em uma seleção de filmes que podem ARRUINAR SUA VIDA, correto?

Além disso, depois de passar muito tempo estudando sobre o cinema, aprendi que a sétima arte não pode ser diluída em nenhuma lista. Nem mesmo aqueles 1001 filmes que você deve ver antes de morrer, nem mesmo essa lista relata a real importância dos filmes em nossas vidas.

Portanto, caso alguém deseje ler este livro, por favor, não caia na odisséia da informação pré formulada, leia e busque mais sobre o filme antes de achar que ele pode arruinar sua vida.

Por mera curiosidade, deixo abaixo esta lista infame:

1. ‘A fogueira das vaidades’
2. ‘Showgirls’
3. ‘Sinceramente teu’
4. ‘Howard o pato’
5. ‘Hudson Hawk – O falcão está à solta’
6. ‘Ishtar’
7. ‘Duna’
8. ‘Lambada, a dança proibida’
9. ‘Cleópatra’
10. ‘Contato de risco’
11. ‘Mulher gato’
12. ‘Serpentes à bordo’
13. ‘Batman e Robin’
14. ‘Casseta & Planeta – A taça do mundo é nossa’
15. ‘Cinderela baiana’
16. ‘Jesus Cristo, caçador de vampiros’
17. ‘Jesus Zumbi!’
18. ‘Manos, as mãos do destino’
19. ‘Beto Rockefeller’
20. ‘Glen ou Glenda’
21. ‘Plano 9 do Espaço Sideral’
22. ‘O cérebro que não queria morrer’
23. ‘A reconquista’
24. ‘Papai Noel conquista os marcianos’
25. ‘Salve-se quem puder’

2 comentários:

Fernando Cazelli Perez disse...

Na minha opinião, qualquer tipo de lista é extremamente equivocada. Listas são coisas pessoais e que dependem muito da opinião de cada um mesmo.

Marcia Gullo Tiberio disse...

E sabe o que é pior....eu assiti a quase todos eles...hiihihihihi.

bejus