quarta-feira, novembro 12

O Coringão jogou como música...


Nem o mais fiel corinthiano poderia imaginar como seria o ano de 2008 para o Timão. Rebaixado à segunda divisão em uma campanha medonha no brasileiro de 2007 e tendo como exemplo os rivais Palmeiras e Grêmio que também sentiram o gosto da séire B, era de se imaginar que até São Jorge perderia o sono pensando no que estaria por vir. O Palmeiras teve uma campanha irregular na série B de 2002, alternando momentos de guerra e paz com a sua torcida. O Grêmio nem se fala, suou sangue pra subir em 2007 e teve seu último jogo (contra o Náutico) apelidado" de 'A batalha dos aflitos'; um dos jogos mais incríveis da história do futebol brasileiro. É óbvio que o bom corinthiano, sabendo que as coisas no Timão são suadas e sofríveis, passou o Reveillon pensando que a qualquer bola na trave em 2008, sofreria um AVC.

De fato, as coisas não foram assim. O Corinthians, embalado pelos novos hits de sua maravilhosa torcida, jogou como música. As boas contratações e uma nova postura da diretoria alvi-negra contribuiram para a tranquilidade na série B, além do vice na Copa do Brasil; mas não foram determinantes como o apoio da fiel nas arquibancadas dos quatro cantos do Brasil. A organizada do Timão foi feliz por demais, adaptando clássicos da MPB como "Não Quero Dinheiro" do mestre Tim Maia e "Amigo" do Rei, sem contar as canções originais que arrepiam e dão um nó na garganta de qualquer apaixonado por futebol. Era fácil perceber como cada nota emitida pelas vozes apaixonadas na arquibancada era refletida dentro de campo, e o que se viu foi um time entrosado, aguerrido, jogando com orgulho e vontade, parecendo por vezes, uma orquestra regida pelos maestros da fiel, como não se via há tempos no time do Parque São Jorge.

Se alguém me perguntar do que serviu a série B para o Corinthians, a resposta vem fácil. Serviu para mostrar que os erros do passado foram superados dentro e fora de campo, serviu para provar o quanto a nação conrinthiana é fiel e apaixonada por esse distintivo; para encher os olhos dos torcedores com o show da fiel em todos os jogos, dentro ou fora de São Paulo e acima de tudo para selar um retorno magistral desse time que fez falta demais para elite e com certeza trará novamente o brilho das canções de sua torcida às arquibancadas da série A. E se surgir a tão famosa pergunta: "O que será do Coringão em 2009?"...pois bem, essa não vem tão fácil por envolver o futuro, o que eu sei é que independentemente do que acontecer a fiel provou que jamais te abandonará...por que ela te ama.

Jota Jr.

Nenhum comentário: