quarta-feira, outubro 15

The Dark Side of The Rainbow


The Dark Side of the Moon - Um começo emblemático, não? Já que tal espaço foi criado por um casal apaixonado, achei ideal iniciar essa jornada falando de algo que casa perfeitamente com "The Wizard of OZ" (pelo menos é o que reza a lenda). Este magnífico e unânime álbum do Pink Floyd, lançando em 1973, quebrou barreiras, superou expectativas e ultrapassou por demais o seu tempo. Com melodias e efeitos inéditos na época, como sons de vários relógios, vozes paralelas e guitarras indo e vindo na contra-mão, The Dark Side of the Moon é o terceiro álbum mais vendido de todos os tempos. Músicas como "Time", "Money" e "The Great Gig in the Sky" tornaram-se hinos e são executadas à exaustão até hoje. Mas onde está a relação com o filme? Pois bem; o álbum se encontrou com "The Wizard of OZ" inicialmente em Agosto de 1995, quando o jornal Fort Wayne publicou um artigo sobre uma misteriosa sincronicidade entre o álbum e o longa, o que gerou uma curiosidade sem fim nos fãs. O artigo dizia que ao tocar o álbum simultâneamente com o filme, várias coincidências eram identificadas. Tais coincidências podem ser percebidas logo no fim da introdução do estúdio. O começo de Speak to Me muda para Breathe de acordo com a mudança do nome nos créditos iniciais. A cauda do cachorro Toto se move conforme os ruídos em On the Run. Money tem início logo quando Dorothy abre a porta para o mundo de Oz, e o filme deixa de ser preto-e-branco e se torna colorido. As coincidências também são percebidas nas letras, como em Time, onde justamente na parte em que Dorothy retorna à sua casa é ouvido "home...home again" e esses fatos se extendem por todo álbum o que torna este mito fonte de discussões até hoje. Em diversas entrevistas, os membros da banda negaram que fizeram qualquer esforço para forçar a sincronia mas isso também não foi capaz de cessar os boatos.

Confesso que, como um adorador das duas obras, sinto-me envergonhado de dizer que nunca fiz tal teste, mas essa pesquisa de fato despertou de vez a vontade de realizar a prova.

Se o filme lançado em 1939 e o CD em 1973, por si só não foram suficiente para se tornarem antagônicos, este mito veio para fazê-lo.

Boa noite

Jota Jr.

Nenhum comentário: